segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - conto: "Pausa" de Moacyr Scliar"


Ano: 7º Ano

Texto: “Pausa” de Moacyr Scliar

Tempo Previsto: 6 a 8 aulas

Competências e Habilidades:
·         Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais que caracterizam o gênero conto
·         Distinguir o gênero conto entre outros tipos de textos
·         Pesquisar palavras desconhecidas para facilitar a compreensão do texto
·         Reconhecer informações implícitas
·         Interpretar e ler com fluência, entonação e ritmo
·         Identificar elementos gramaticais (Verbo – Tempo e Modo) e ortográficos (Pontuação) presentes no texto
·         Escrever um relato pessoal

Conteúdos e Temas:
·         Escrita de relato
·         Esboço
·         Revisão
·         Análise da Estrutura Narrativa
·         Análise gramatical e ortográfica
·         Leitura de tipologias textuais

Metodologia:
1º Passo: Distribuir cópias do texto “Pausa“ de Moacyr Scliar e realizar uma leitura coletiva em sala ou outro ambiente.  2º Passo: Discutir sobre o texto lido. 3º Passo: Dividir a sala em grupos. Eles deverão analisar os elementos da narrativa (personagem, tempo, espaço, enredo e foco narrativo) e escrevê-los em uma folha.  4º Passo: Grifar os verbos e circular a pontuação encontradas no texto. 5º Passo: Analisar (com auxílio do livro didático e do professor) os tempos e modos verbais do conto.  6º Passo: Escrever no caderno o uso de cada pontuação presente no texto. 7º Passo: Distribuir vários tipos de textos (tirinha, receita, bula de remédio, notícia, poema e carta pessoal) e os alunos deverão identificá-los dando ênfase ao gênero conto. 8º Passo: Os alunos deverão escrever um esboço das atividades realizadas nos finais de semana. 9º Passo: Revisar e Reescrever um relato de sua rotina nos fins de semana.

Estratégias:                                                                              Recursos:
·         Aula interativa com a participação dialógica dos alunos
·         Roda de leitura e conversa
·         Trabalho em grupo
                          
·         Texto: “Pausa” de Moacyr Scliar
·         Livro didático
·         Dicionário de Língua Portuguesa
·         Tipologia Textual



Avaliação


·         Discussão oral sobre o texto lido
·         Identificação de tempos e modos verbais e uso da pontuação
·         Produção de elementos da narrativa
·         Produção de relato

(Ana Paula do Nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário