Ano: 7º Ano
Texto: “Pausa” de Moacyr Scliar
Tempo Previsto: 6
a 8 aulas
Competências e
Habilidades:
·
Reconhecer
os elementos organizacionais e estruturais que caracterizam o gênero conto
·
Distinguir
o gênero conto entre outros tipos de textos
·
Pesquisar
palavras desconhecidas para facilitar a compreensão do texto
·
Reconhecer
informações implícitas
·
Interpretar
e ler com fluência, entonação e ritmo
·
Identificar
elementos gramaticais (Verbo – Tempo e Modo) e ortográficos (Pontuação)
presentes no texto
·
Escrever
um relato pessoal
Conteúdos e Temas:
·
Escrita
de relato
·
Esboço
·
Revisão
·
Análise
da Estrutura Narrativa
·
Análise
gramatical e ortográfica
·
Leitura
de tipologias textuais
Metodologia:
1º Passo: Distribuir
cópias do texto “Pausa“ de Moacyr Scliar e realizar uma leitura coletiva em
sala ou outro ambiente. 2º Passo: Discutir sobre o texto lido. 3º Passo: Dividir a sala em grupos.
Eles deverão analisar os elementos da narrativa (personagem, tempo, espaço,
enredo e foco narrativo) e escrevê-los em uma folha. 4º
Passo: Grifar os verbos e circular a pontuação encontradas no texto. 5º Passo: Analisar (com auxílio do
livro didático e do professor) os tempos e modos verbais do conto. 6º
Passo: Escrever no caderno o uso de cada pontuação presente no texto. 7º Passo: Distribuir vários tipos de
textos (tirinha, receita, bula de remédio, notícia, poema e carta pessoal) e os
alunos deverão identificá-los dando ênfase ao gênero conto. 8º Passo: Os alunos deverão escrever um esboço das atividades
realizadas nos finais de semana. 9º
Passo: Revisar e Reescrever um relato de sua rotina nos fins de semana.
Estratégias: Recursos:
·
Aula interativa com a participação dialógica dos alunos
·
Roda de leitura e conversa
·
Trabalho em grupo
|
·
Texto: “Pausa” de Moacyr Scliar
·
Livro didático
·
Dicionário de Língua Portuguesa
·
Tipologia Textual
Avaliação
|
·
Discussão oral sobre o texto lido
·
Identificação de tempos e modos verbais e uso da pontuação
·
Produção de elementos da narrativa
·
Produção de relato
(Ana Paula do Nascimento) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário