1 – As práticas de Linguagem e os gêneros (Dolz & Schneuwely p. 50 a 53)
As
práticas de linguagem dizem respeito tanto às dimensões sociais como
cognitivas e linguísticas do funcionamento da linguagem nas diversas
situações de comunicação e são aquisições acumuladas pelos grupos
sociais.
O
trabalho com gêneros, através do uso de sequências didáticas,
possibilita o contato e interação dos alunos. A partir desse trabalho, é
possível definir a intervenção didática e os objetivos do ensino do
gênero adaptados ao nível dos alunos.
2 – As capacidades de linguagem (Dolz & Schneuwly p. 50 a 53)
O
desenvolvimento das capacidades de linguagem permite a mobilização dos
conhecimentos prévios e a apropriação das diversas ferramentas
linguísticas para que os educandos possam tornar-se produtores
competentes de novas linguagens e não apenas reprodutores da mesma.
A
utilização de uma sequência didática que favoreça a leitura e produção
de texto permite o acesso às novas práticas. Essas atividades devem ser
pautadas nos gêneros (orais e escritos), dando aos alunos a
possibilidade de reconstruí-los e deles se apropriarem.
A definição dos objetivos da sequência didática deve adaptar-se às dificuldades e capacidades dos alunos.
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