quinta-feira, 13 de junho de 2013

Refexão sobre progressão, sequência didática e gêneros

1 – As práticas de Linguagem e os gêneros (Dolz & Schneuwely p. 50 a 53)

As práticas de linguagem dizem respeito tanto às dimensões sociais como cognitivas e linguísticas do funcionamento da linguagem nas diversas situações de comunicação e são aquisições acumuladas pelos grupos sociais.
O trabalho com gêneros, através do uso de sequências didáticas, possibilita o contato e interação dos alunos. A partir desse trabalho, é possível definir a intervenção didática e os objetivos do ensino do gênero adaptados ao nível dos alunos.
 
2 – As capacidades de linguagem (Dolz & Schneuwly p. 50 a 53)

O desenvolvimento das capacidades de linguagem permite a mobilização dos conhecimentos prévios e a apropriação das diversas ferramentas linguísticas para que os educandos possam tornar-se produtores competentes de novas linguagens e não apenas reprodutores da mesma.
 
A utilização de uma sequência didática que favoreça a leitura e produção de texto permite o acesso às novas práticas.  Essas atividades devem ser pautadas nos gêneros (orais e escritos), dando aos alunos a possibilidade de reconstruí-los e deles se apropriarem.
A definição dos objetivos da sequência didática deve adaptar-se às dificuldades e capacidades dos alunos.

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